Anunciar no Guia da Cidade de Arujá
Cotidiano

Mudança no sistema de pagamento do IPTU gera confusão entre contribuintes

Tal mudança gerou muita confusão entre os contribuintes, que não conseguiram realizar os pagamentos nos locais indicados pela Prefeitura de Arujá, como é o caso do munícipe Alexandre Felix, de 71 anos. Com o boleto em mãos ele procurou a instituição financeira que deveria receber o pagamento. Ele tentou quitar o valor total da dívida, porém não conseguiu efetuar o pagamento, pois era superior ao valor pré-estabelecido de R$1,5 mil. “Com o dinheiro em mão, conta em dois bancos diferentes e não consegui efetuar o pagamento”, comentou o munícipe que procurou outros pontos informados pela Prefeitura, mas também não conseguiu efetuar o pagamento.

Segundo informou a Prefeitura de Arujá, correntistas de todos os bancos podem efetivar o pagamento utilizando os caixas eletrônicos do Bradesco ou recorrendo aos correspondentes bancários no Supermercado Styllus (Rua Major Benjamin Franco, 555, Centro) e na loja Bela Presentes (Rua Adhemar de Barros, 115, Centro). Quem é correntista do Bradesco também pode utilizar o internet banking.

Outra alternativa (sem restrição de valores) é fazer o pagamento via transferência eletrônica para a conta corrente da Prefeitura (Banco do Brasil: AG 1476-1 - CC 6014-3 ou Caixa Econômica: AG 1187 - OP-006 – CC 00.000.002-7).

Na sequência, para a identificação e a baixa do tributo, o contribuinte deve encaminhar o comprovante da transação bancária para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou comparecer no Departamento Financeiro (Avenida dos Expedicionários, 1.014, no Centro), indicando também o “Nosso Número”, informação constante do documento de cobrança recebido por correspondência ou impresso pela internet. É somente por meio desse dado que a Prefeitura poderá reconhecer o pagamento.

Em breve, os contribuintes de Arujá também poderão realizar o pagamento do IPTU 2018 em Casas Lotéricas. Para oferecer mais essa opção de atendimento, a Prefeitura aguarda a liberação por parte da Caixa Econômica Federal.

Emissão do boleto

Antes emitido em formato de carnê, o boleto passou para o formato de Documento de Arrecadação do Município de Arujá (DAM) e foi impresso no formato autoenvelopado. A entrega das correspondências é realizada pelos Correios. Os boletos podem também ser emitidos por meio do site da Prefeitura (www.prefeituradearuja.sp.gov.br), no campo “Meus Impostos”.

De acordo com a Secretaria de Finanças, a data de vencimento da cota única do IPTU especial é 15 de janeiro. Já a opção de pagamento à vista, com ou sem o desconto de 5% sobre o valor do tributo, vencerá nos dias 9 e 20 de fevereiro. Além da cota única, o contribuinte poderá efetuar o pagamento em até oito parcelas.

2ª via após vencimento

O boleto deverá ser pago somente aos agentes arrecadadores até a data de vencimento. Em caso de atraso, o contribuinte precisará emitir um novo boleto. O procedimento poderá ser feito de duas maneiras: utilizando o QR Code impresso no boleto, que gerará um novo documento com o valor calculado, e também por meio do site da Prefeitura.

Serviço

Outras informações podem ser esclarecidas por meio dos telefones 4652-7639 e 4653-3149, do Departamento Financeiro da Prefeitura. As mudanças das regras de arrecadação do IPTU e demais tributos constam no Edital Administrativo 3407/2017, disponível no site da Prefeitura, no campo “Atos Municipais”.